Bastos,

20 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE

4/09/2019 Jornal Evolução 0 Comments


Imagem, do retiro espiritual Taotien em Extrema MG - Foto por Tiago Henrique 


Será que nós seres humanos sabemos o que é ser feliz? Faça essa reflexão, em um minuto de silêncio, respire fundo, feche os olhos e imagine o que é ser feliz para você. E aí, visualizou? Conseguiu ver as pessoas que você ama, suas conquistas, seus momentos marcantes, enfim... E então, para você o que é felicidade? Responda para si mesmo. O Dia Internacional da Felicidade foi criado pela ONU em 2012, com o intuito de promover a alegria entre os povos, evitando conflitos, guerras e tudo aquilo que põe em risco a vida em sociedade. E, sim, nós podemos contribuir para que esse dia seja conhecido por todos, e o melhor, podemos ser felizes todos os dias, por meio de práticas simples, mas que farão toda a diferença. 


Como Coaching conheci a psicologia positiva, que é definida como o desenvolvimento e implementação de práticas que estimulam o florescimento e bem-estar. Os pilares da psicologia positiva são características, emoções e instituições positivas, mas esse é outro assunto de que podemos falar em outra ocasião. Mas, quando se trata da felicidade, o que podemos fazer para nos tornarmos mais felizes? O primeiro passo é desenvolver nossas forças de caráter, e todos nós temos; as forças de caráter foram definidas por Martin Seligman (o “pai” da psicologia positiva) e Chris Peterson como “ingredientes psicológicos” (processos ou mecanismos) que definem as virtudes. 


Em outras palavras, são as rotas que podemos distinguir para manifestar as virtudes. “O conhecimento e o uso das forças são fundamentais para a felicidade e a plenitude, uma vez que nossas forças expressam o que temos de melhor e, por isso, são fundamentais para que possamos viver o nosso propósito, construindo, assim, não apenas uma vida feliz, mas, também, uma vida engajada”. (Texto do material de divulgação sobre felicidade da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching). Seligman e Peterson identificaram um grupo de 24 forças associadas a seis virtudes. Elas estão presentes em diferentes culturas e em diferentes épocas, despontando como qualidades apreciadas e cultivadas pelo ser humano ao longo do tempo. 


Para conhecer suas forças, o primeiro passo é realizar o teste do VIA (Institute on Character), que já foi realizado por mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo. Os resultados do teste mostram que todos nós possuímos as 24 forças. No entanto, a ordem em que elas aparecem indicam aquelas que usamos com mais frequência. As cinco primeiras são as principais e recebem o nome de forças de assinatura. Usar as forças de assinatura traz um senso de autenticidade, de entusiasmo e de vitalidade. De acordo com Seligman e Peterson, as pessoas só são realmente felizes quando descobrem e utilizam suas forças em todos os aspectos de suas vidas. 


Quer fazer o teste VIA? Entre em contato comigo e vamos descobrir quais são suas forças. Tiago Henrique – Personal Coach (14) 99721 7253

0 comentários: