Destaque,

10 LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO DE GAME OF THRONES

4/30/2019 Jornal Evolução 0 Comments



A aclamada produção da HBO está na reta final, mas, além de ser uma das melhores séries de ficção da atualidade, Game Of Thrones nos ensina muitas lições que podem ser aplicadas no empreendedorismo. Enumeramos 10 que são essenciais para o sucesso nos negócios. 

Fé – Independente da sua religião, é importante crer em algo maior que você, e nunca desacreditar de si mesmo. Ou seja, em inúmeros episódios a série mostra que mesmo em meio a humilhações, derrotas, fracassos, é importante continuar acreditando em si mesmo, nos seus sonhos, e sempre crer que você não está sozinho.

Liderança – Acredito que é um dos temas mais expostos pela série, que mostra a importância de haver líderes justos, que consigam motivar e dar um propósito de vida a seus liderados. Diversos episódios mostram que ninguém irá desejar lutar guerras ao lado de líderes fracos, preguiçosos e que não estejam dispostos a encarar os desafios do campo de batalha. O bom líder é justo, sabe delegar funções de acordo com o talento de cada um, confia em seus liderados e luta lado a lado com eles. Inspira confiança e lealdade.

Lealdade – Esse valor é apresentado na série inúmeras vezes, mostrando que devemos ser leais não apenas com aqueles que amamos, mas com nós mesmos, com os nossos sonhos e objetivos. Mostra a importância de não apunhalar seus inimigos pelas costas, não trair os seus amigos. Quem possui lealdade está disposto a dar a vida pelos seus sonhos e pelas pessoas que ama. 

Perseverança – Mesmo quando todas as circunstâncias apontam para o seu fracasso, você não desiste e continua lutando, buscando aliados, encontrando soluções. Não foca no problema, mas está disposto a enfrentar seus medos e seus inimigos de cabeça erguida e com entusiasmo. 

“Empreender é uma batalha diária que exige que saiamos da zona de conforto.”

Humildade – O bom empreendedor reconhece suas limitações e está sempre disposto a ouvir aqueles que entendem mais. Reconhece que não sabe tudo, e não tem vergonha em pedir ajuda. Ele perdoa, pede perdão, e corrige seus erros. E o mais importante: demonstra gratidão constantemente.

Honra – O bom empreendedor pratica a verdade, cumpre com a palavra e busca crescer sem prejudicar ninguém. Honra seus compromissos, e, mesmo diante de inúmeras circunstâncias que venham a atrasá-lo ou fazê-lo falhar, sempre paga suas dívidas. 

Não prometer o que não pode cumprir – Em alguns episódios é possível ver personagens importantes se destruindo por não cumprir suas promessas. É muito valioso, prometer aquilo que está dentro das suas possibilidades, e se puder ofereça sempre algo a mais do que foi prometido ou combinado. 

Matar o próprio eu – Antes de desejar crescer e ser alguém de sucesso, é importante entender que não somos nada e que voltaremos a ser pó. O nosso maior inimigo somos nós mesmos, o nosso ego, a nossa vaidade e o nosso orgulho. E a série mostra reis e lordes tomando decisões erradas e injustas por conta do ego. Portanto, uma mensagem clara que é vivenciada em uma personagem é que somos ninguém, e que só quando entendemos isso, seremos grandes de verdade. Você não é o que tem, ou a sua formação, ou sua posição social. Você é ninguém e continuará sendo ninguém se não encontrar o seu propósito de vida.

Quebra de paradigma – Vivemos em um mundo onde aqueles que estão chegando onde desejam não estão mais preocupados em seguir um paradigma. E isso é evidente na série, que, mesmo se passando em uma era medieval, consegue nos mostrar a importância da flexibilidade e resiliência. Ou seja, devemos estar habilitados a nos adaptar às mudanças. Quem segue um padrão e não consegue evoluir e aceitar as transformações fica para trás e perde oportunidades. 

Amor – Ter paixão pelo que faz é o que move o empreendedor ao sucesso, porém ele só permanecerá no topo quando amar o que faz, e fazer da atividade que exerce uma ferramenta de soluções, algo que melhore a vida das pessoas. Apenas aqueles que possuem amor conseguem esse feito, e são verdadeiramente felizes exercendo a sua função. Devemos amar nossos sonhos, e não desistir deles por nada. 

Espero que essa reflexão o ajude na realização dos seus projetos – e, se não assistiu Game Of Thrones ainda, assista, mas com a mente aberta para extrair coisas boas. 

Tiago Henrique – Apresentador, Consultor de Marketing e Personal Coaching.

0 comentários: