Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Buscar  
Bastos
Publicada em 17/01/17 as 09:13h - 1809 visualizações
Bratac produz 2,8 milhões de quilos de linha de seda por ano e é destaque na TV

Nosso Campo / TV TEM


 (Foto: Reprodução TV TEM)

No ultimo domingo (15), o Nosso Campo exibiu os melhores momentos de 2016. Para isso, separou algumas matérias que foram destaques no interior, entre elas um reportagem que mostra o processo de produção de fios de seda em Bastos.

Acompanhe a reportagem na integra; (Vídeo: reveja a reportagem exibida no programa em (15/01/2017)

Finas, brancas e suaves. As linhas produzidas pela lagarta são a matéria-prima de um dos tecidos mais importantes da indústria têxtil: a seda.

Os insetos usados nesse sistema de produção não são encontrados na natureza. Eles têm origem em laboratórios. As borboletas põem centenas de ovos por dia. Deles nascem as lagartas, conhecidas também como bicho-da-seda.

O agrônomo Evandro Kasama conta que para manter a qualidade é preciso produzir lagartas sadias, um bom manejo da atividade e uma plantação de amoreiras.

As lagartas são fornecidas para os produtores por R$ 100 a caixa. Eles ficam responsáveis pela alimentação dos insetos. A empresa de fiação oferece suporte técnico gratuito. O sericicultor Luiz Gonçalves Pereira conta que já mexeu com roça, mas que o bicho-da-seda é melhor.

Só a região de Bastos (SP) tem quase 100 criadores de bicho da seda. Cada um deles produz em média 62 quilos de casulos por mês. O agente sericícola Ademir Esteves diz que a produção exige pouco espaço, tem baixo custo e requer pouca mão de obra.

Os casulos chegam à fábrica e passam por uma secadora à 120°C, que interrompe o ciclo de vida da lagarta. Depois, os defeituosos são separados. Os que estão em bom estado, cerca de 95%, vão para o cozimento, que amolece o casulo.

Uma vassoura giratória acha a ponta do fio feito pela lagarta. Cada casulo tem em média 1,2 mil metros de linha de seda. Outro equipamento desfia o casulo e vai enrolando no carretel, que leva quase um dia para ser preenchido.

A fábrica em Bastos é a única de fiação de seda no Brasil e tem uma filial em Londrina (PR). São produzidos aproximadamente 2,8 milhões de quilos de linha por ano, que abastecem vários países.

O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Parceiros

Fan Page

Colunistas

Coronel Camilo


Raní de Souza

A Desconexão da Criança Com o Mundo da Leitura


Américo Ribeiro Magro

Licitações pública s e o ovo da serpente


Nelson Kobayashi Jr

O FECHAMENTO DA ESCOLA E O LABORATÓRIO QUE CRIOU A DOENÇA E VENDEU A VACINA.


Alexandre Taniguti

Meu melhor natal


(14) 99721 7253

Videos
Festa do ovo - Primeiro dia Entrevistas Festa do ovo 2015 Festa do ovo parte 03
Publicidade Lateral
Evolução - (14) 9 97217253
Copyright (c) 2017 - Sistema Evolução de Comunicação - Todos os direitos reservados