Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Buscar  
Bastos
Publicada em 13/07/16 as 10:32h - 752 visualizações
CONCURSO DE QUALIDADE DE OVOS DE BASTOS COMEÇA ÀS 13 HORAS COM TRANSMISSÃO AI VIVO PELA INTERNET
Mas a partir das 10 horas os avicultores já podem inscrever seus ovos no concurso; a partir desse horário, também, o Canal do Ovo já transmite flashes ao vivo do evento.

Divulgação


 (Foto: Divulgação )

Transmitido ao vivo pelo Canal do Ovo (www.canaldoovo.com.br), acontece hoje o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, edição 2016. O evento  é uma tradição do município, que é reconhecido como o maior produtor de ovos do Brasil, responsável por quase 50% da produção paulista de ovos.


O julgamento tem início às 13 horas, com a presença da comissão julgadora composta por 13 juízes, todos profissionais do setor avícola, tanto das áreas de pesquisa e ensino, quanto do mercado. Será um dia todo dedicado à escolha dos melhores ovos nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna, análise que será feita pelos juízes em diversas etapas e também pela máquina Digital Egg Tester, que mensura aspectos bastante científicos.


Segundo o presidente da comissão organizadora deste ano, o avicultor Christian Maki, não há favoritos para essa edição, pois, a cada ano, o evento está mais competitivo, com granjas altamente tecnificadas e apresentando ovos de alta qualidade. "Com regras bastante rígidas e análises transparentes, o concurso tem ganhado cada vez mais destaque e credibilidade, o que tem elevado cada vez mais a força do evento no setor avícola", destaca Christian.


Este ano, a transmissão do concurso de Bastos estará a cargo da JCFilm, empresa de vídeos e transmissões de Bastos, em parceria com o Canal do Ovo, o site de vídeos que integra a comunicação da A Hora do Ovo, revista e site. O endereço é www.canaldoovo.com.br. A página, que é dedicada a vídeos sobre o ovo e o mercado avícola, receberá o sinal de transmissão conduzido pela equipe da JCFilm.


Um dia todo dedicado à escolha do melhor ovo


O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2016 tem início no período da manhã, com a recepção dos ovos pelos avicultores inscritos, etapa que se encerra ao meio dia. A partir das 13 horas tem início a avaliação, composta de várias etapas e acompanhada por 13 juízes ligados aos setores de nutrição, genética, pesquisa, vacinas, representando empresas e instituições privadas e públicas, que atendem o setor avícola em todo o país.


O evento segue durante toda a tarde e, quase no início da noite, são conhecidos os campeões em qualidade, cuja transmissão ao vivo do Canal do Ovo também mostrará aos internautas. Durante toda a transmissão, aliás, os internautas poderão acompanhar, também, entrevistas com diversos profissionais ligados à avicultura, entre eles juízes, avicultores, nutricionistas e membros da comissão organizadora, que comentarão as diversas etapas do concurso, a importância da qualidade do ovo e os benefícios do ovo na alimentação e na saúde.


"Com a transmissão via internet, todos podem acompanhar cada etapa do concurso e entender como é feita a escolha dos melhores ovos inscritos na disputa", explica Christian.


E Christian Maki, presidente da comissão organizadora do Concurso, faz seu convite para o evento no vídeo que gravou especialmente para o Canal do Ovo. Confira no link: Venha para o concurso de Bastos!


Reconhecimento internacional


O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos é conhecido internacionalmente e seus resultados são balizadores importantes para muitas empresas de genética avícola (empresas que desenvolvem linhagem de poedeiras).


O evento é considerado o mais criterioso concurso do gênero em todo o mundo. E este ano, mais uma vez, o corpo de jurados contará com um juiz internacional, o médico veterinário espanhol Miguel Valls, que atua em uma empresa de genética na Europa.


Outro especialista de renome no mundo acadêmico é o professor Paulo Lourenço, uma das vozes mais respeitadas quando o assunto é sanidade avícola. Ele é professor na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e será juiz pela primeira vez no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos.


Maior produtor de ovos, Bastos também busca qualidade


Com a maior produção de ovos do Brasil, Bastos vem, ao longo dos últimos anos, investindo também em qualidade, e o concurso é um desses canais importantes a disseminar as boas práticas de produção na busca por ovos mais competitivos e de qualidade para o consumidor.


O município se mantém à frente na alta produção, e hoje demonstra um aumento de produção da ordem de 11%, crescimento que se deu de 2014 para este segundo semestre de 2016. Segundo dados estimados pelo Sindicato Rural de Bastos, hoje a produção diária da microrregião é de 18,7 milhões de ovos, ou 216 ovos por segundo.


Esse volume de produção espantosa é fruto do alojamento de 28 milhões de aves poedeiras - sendo 22 milhões delas em produção. O restante ─ 6 milhões ─ são pintainhas ou frangas, ou seja, ainda não estão em fase de botar ovos.


Esses números se referem à avicultura de Bastos e microrregião da Capital do Ovo, área geoeconômica que o Ministério da Agricultura denomina de Bolsão de Bastos.


O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos acontece no Salão de Eventos localizado na Rua Dom Pedro I nº 399 - Jardim Laranjeiras (em frente ao Recinto de Exposições Kisuke Watanabe), sede da Festa do Ovo de Bastos (SP).


Os produtores poderão inscrever ovos nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna. Deverão entregar as bandejas de ovos para inscrição das 10h até 12h. As análises dos ovos começam às 13h, e duram em média cinco horas. Os nomes dos melhores por categoria e os nomes das três granjas campeãs em qualidade são conhecidos ao final do dia.


O Concurso tem história


O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos começou na primeira feira agro avícola do município, em 1948, realizada pelos imigrantes japoneses que fundaram o município. Mais tarde a feira passou a ser chamada de Festa do Ovo, grande evento do segmento de avicultura de postura (destinada exclusivamente à produção de ovos).


Nos primórdios, o Concurso se resumia à premiação do ovo mais bonito mas, ao longo das décadas, conforme a avicultura de Bastos passou a ser uma forte "indústria" de ovos,   o Concurso evoluiu para uma criteriosa avaliação dos diversos itens que indicam qualidade do ovo, como qualidade de casca (espessura, resistência, cor, uniformidade de cor, ausência de manchas ou sujeiras); qualidade interna do ovo (consistência e altura da clara, cor e centralização da gema, ausência de manchas de sangue ou impurezas); e ouros aspectos, como o peso do ovo e uniformidade de seu tamanho e formato também são levados em conta, com pontuações para cada item desses.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Parceiros

Fan Page

Colunistas

Coronel Camilo


Raní de Souza

A Desconexão da Criança Com o Mundo da Leitura


Américo Ribeiro Magro

Licitações pública s e o ovo da serpente


Nelson Kobayashi Jr

O FECHAMENTO DA ESCOLA E O LABORATÓRIO QUE CRIOU A DOENÇA E VENDEU A VACINA.


Alexandre Taniguti

Meu melhor natal


(14) 99721 7253

Videos
Festa do ovo - Primeiro dia Entrevistas Festa do ovo 2015 Festa do ovo parte 03
Publicidade Lateral
Evolução - (14) 9 97217253
Copyright (c) 2017 - Sistema Evolução de Comunicação - Todos os direitos reservados